Notícias
Seguinte » 1 2 3
A partir da resolução de exercícios de um manual de matemática, sobre retas paralelas, retas perpendiculares e quadriláteros, os alunos do 4º ano da Escola Básica do Frei Aleixo de Évora partiram para a observação, e estudo de algumas pinturas de Piet Mondrian. Os alunos, motivados a explorar o universo da geometria e das cores primárias, criaram diferentes composições originais, que reinterpretam o estilo inconfundível do artista, acabando eles próprios por desenvolver a sua técnica. Durante o processo criativo, cada aluno teve a oportunidade de experimentar a técnica de pintura com linhas retas e blocos de cor, expressão característica de Mondrian. O resultado foi uma coleção vibrante e harmoniosa, que reflete não só o rigor geométrico, mas também a criatividade e a sensibilidade de cada aluno.
Esta iniciativa, desenvolvida em sala de aula, e integrada no âmbito de uma unidade curricular do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Évora, contribuiu para o enriquecimento cultural dos alunos e para a valorização da arte moderna no contexto escolar. Estimulou, igualmente, a valorização da Educação pela Arte, e a produção e conexão artística e literária, como forma de expressão do pensamento, ativando uma efetiva aproximação da Academia com as escolas da comunidade envolvente, e fortalecendo nos alunos do Ensino Básico, e nos alunos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, as relações de afeto tão essenciais para o ensino da pedagogia.
Dia 15 de Novembro, pelas 14h, na Biblioteca da Escola Superior de Enfermagem S. João de Deus (ESE), da Universidade de Évora, realiza-se a apresentação do Livro intitulado, Educação sexual: promover a saúde europeia: Guia formativo, com a Professora Ana Frias, do Departamento de Enfermagem da ESE, e Coordenadora Editorial do livro da Equipa de Évora. O livro visa aprofundar o estudo da educação sexual nos sistemas educativos da atualidade, e refletir sobre os desafios numa perspetiva holística, e integrada no projeto internacional EdSeX.
O 1.º Encontro de Bibliotecas na Universidade de Évora: O Papel das Bibliotecas num Mundo em Mudança: refletir, inovar, conectar e aceder, terá lugar no dia 24 de novembro de 2025 no Colégio do Espírito Santo (CES), e propõe uma reflexão sobre os desafios e oportunidades das bibliotecas na sociedade contemporânea.
O evento, de participação gratuita mas sujeito a inscrição, reunirá profissionais e interessados da área para debater ideias, partilhar experiências e explorar caminhos de inovação que reforcem o acesso à informação, a ligação às comunidades e a adaptação constante às transformações tecnológicas e sociais.
No âmbito da Semana Internacional de Acesso Aberto, evento global com atividades à escala local, que tem como objetivo disseminar o Acesso Livre ao Conhecimento, irá decorrer no dia 23 de outubro de 2025 às 10:30, no Colégio Luís António Verney (Anfiteatro 1) da Universidade de Évora, uma sessão intitulada “Publicação Científica e Acesso Aberto”.
Esta iniciativa teve início em 2007 com um “dia do acesso livre”, e desde 2009 que tem vindo a crescer, tendo sido prolongada e transformada em “Semana do Acesso Aberto”.
Contamos com a presença de todos. Iniciativa Aberta a toda a Comunidade.
Com vista a dar melhor contributo no apoio ao sucesso académico dos estudantes, docentes e investigadores, informamos que a Biblioteca da Universidade de Évora disponíbiliza a seguinte oferta formativa:
- Pesquisa Bibliográfica e Bases de dados
- Gestor de Referências Bibliográficas - Mendeley
- Acesso Aberto e Publicação Científica
Tipo de sessões:
- individual ou em grupo
- online ou presencial
Agendamento com formulário em GESDOC
Para eventuais esclarecimentos, por favor, não hesite em contactar o serviço de referência da Biblioteca : serviref@bib.uevora.pt
Livros Viajantes
Os livros libertam as pessoas, e por isso, devem ser livres de viajar para novos lares! Esta iniciativa pretende dar uma nova vida aos Livros e Manuais que os Estudantes, Professores e restante Comunidade da UEvora já não necessita para o seu estudo, trabalho, ou até lazer, tendo como princípio o incentivo à leitura, através da troca de livros, sem a necessidade de empréstimos ou prazos, promovendo a democratização do uso do Livro.Agora pode procurar e aceder aos seus artigos através do smartphone.
Seguinte » 1 2 3


