Fundos Notáveis
-
Este espólio pertenceu a Túlio Alberto da Rocha Espanca (1913-1993), historiador, natural de Vila Viçosa e que dedicou toda a sua vida à investigação histórica e patrimonial de Évora. O Fundo Túlio Espanca compreende 3940 títulos, a que se junta o Arquivo Pessoal ainda em tratamento, tendo sido adquirido em 2007 pela Universidade de Évora.
Acervo importante e único, é constituído principalmente por uma das maiores coleções de livros de arte portuguesa antiga, monografias sobre Évora e o Alentejo em geral e outras obras de grande interesse.
Localização : Colégio do Espírito Santo
-
Este fundo documental foi oferecido pelo arquiteto Nuno Teotónio Pereira e é constituído por mais de uma centena de livros e revistas que documentam a arquitetura em Portugal no século XX.
Localização: Colégio dos Leões
-
Fundo constituído por 4507 obras que pertenceram aos professores Carlos Teixeira e Francisco Gonçalves.
Carlos Teixeira (1910-1982), professor catedrático de Geologia da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, investigador e figura eminente da Geologia Portuguesa da segunda metade do século XX, foi o principal impulsionador dos estudos geológicos em Portugal. Em 1940, em colaboração com Carrington da Costa e João Manuel Cotelo Neiva fundou a Sociedade Geológica de Portugal. Em 1956, conseguiu a criação do Centro de Estudos de Geologia da Faculdade de Ciências, de que foi Diretor até 1975. Desenvolveu intensa atividade científica com numerosas instituições ligadas à Geologia, tendo deixado obra científica valiosíssima e extensa, iniciada em1934.
Francisco Gonçalves (1926-1997), professor catedrático do Departamento de Geociências da Universidade de Évora e investigador, contribuiu para o avanço do conhecimento geológico em Portugal, especialmente para o estudo geológico do Alentejo. Discípulo, amigo e o colaborador mais próximo de Carlos Teixeira, deu continuidade ao trabalho desenvolvido por este professor e investigador.
Localização: Colégio do Espírito Santo