Guias de Citações e Referências Bibliográficas

Na elaboração de trabalhos académicos, monografias, teses e dissertações, é fundamental ter em conta a bibliografia apresentada, bem como aprender a elaborar citações e a referenciar a informação consultada de modo a evitar acusações de plágio, voluntário ou involuntário.

Importa, portanto, antes de mais, distinguir a diferença entre os dois conceitos:

  • Referenciar   consiste em identificar as diversas fontes de informação utilizadas ao longo do trabalho, através de citações (no corpo do texto) e de bibliografia (no fim do trabalho);
  • Citar   consiste em fazer referência ao conteúdo de outro autor. A citação deve conter a informação necessária de modo a permitir a correspondência entre si e as respetivas referências bibliográficas expressas no final do documento.

Existem, para tal, diversas normas (nacionais e internacionais) às quais podemos recorrer de modo a uniformizar a forma como devem ser apresentadas as citações e referenciações de acordo com o tipo de fonte, nomeadamente: livro; artigo de revista ou jornal; capítulo de livro; informação retirada da internet; e outros documentos usados na elaboração do trabalho.

Na elaboração de qualquer trabalho académico, monografias, tese ou dissertação, é importante manter a consistência do inicio ao fim, ou seja, optar por uma das normas existentes e seguir o mesmo modelo ao longo de todo o trabalho.

De forma a contribuir para uma correta elaboração de citações e referenciações, disponibilizam-se os seguintes guias com base na norma portuguesa NP405 e na norma internacional APA:

A consulta dos presentes guias não dispensa a consulta das Normas acima referidas, nas quais é possível encontrar informações mais detalhadas.