Fundos / Coleções
No seu acervo destacam-se os seguintes espólios documentais: o primeiro referente à história da antiga Universidade Jesuítica (1559-1759) e o segundo à da moderna instituição (1973-2012).
Da História da antiga Universidade Jesuítica (1559-1759), remontando ao séc. XIII e terminando no período liberal (1837), são documentos provenientes do Arquivo da Universidade de Coimbra e do Arquivo da Companhia de Jesus em Roma. Tais como, os recentemente digitalizados, com o apoio da Fundação Gulbenkian e do Arquivo da Universidade de Coimbra “ Fundo Documental da Universidade de Évora no Arquivo da Universidade de Coimbra (1288 – 1837)”, constituído por 110 Unidades de Instalação: 57 liv. (com 1650 pt), que ocupam 15 metros lineares; papel e pergaminho e 61 pergaminhos incluídos numa seção designada por Coleção de Pergaminhos do AUC.
Este fundo encontra-se já disponível ao público em formato digital, veja toda a informação na página do fundo , onde é disponibilizado também o Inventário .
Além destes, os documentos também digitalizados que fazem parte dos fundos existentes no Archivum Romanum da Companhia de Jesus em Roma :
![]() |
Évora Fundo Ges. (1408 e 1409), com 2 CDs, e (Lusitania 80, 81 I, 81 II, 82), com 3 CDs. |
Para ter acesso às digitalizações aqui referidas, deverá contactar ou dirigir-se ao Arquivo Histórico da Universidade de Évora.
Do período mais recente da História da instituição (1973 – 2014), com documentação referente ao antigo Instituto Universitário de Évora (IUE – 1973 – 1979) e à atual Universidade de Évora (depois de 1979), um conjunto de documentos que reúnem séries acumuladas no decorrer da sua atividade, constituído pelos fundos do Gabinete da Reitoria (1973 - 1994) e do Gabinete de Informação e Apoio às Atividades de Informação e Desenvolvimento – GIA (1975-1995), tendo o Arquivo Histórico digitalizado e introduzido em Gesdoc a coleção de Despachos e Ordens de Serviço da Reitoria, bem como a coleção de Informações do extinto GIA, que tem a designação de: Informação Semanal, Informação Interna e Informação.
Além da documentação referente à Instituição, o Arquivo Histórico acolhe a documentação acumulada por pessoas físicas e jurídicas de direito privado, doada ou comprada pela Instituição, são exemplos os arquivos de:
Túlio Espanca (1664 – 2004 ) |
Cruzeiro Seixas (1959 – 2011) |
![]() Fialho de Almeida (1906 – 2012) |
![]() António Fonseca (não inventariado) |
O Arquivo Histórico reúne ainda as seguintes coleções:
![]() |
Coleção de Recortes de Imprensa (1974-1988) sobre a educação em Portugal (Ensino Superior) , proveniente do Gabinete de Informação e Apoio às Atividades de Informação e Desenvolvimento (GIA). Desta coleção estão disponíveis em suporte digital 35000 documentos e estão descritos e indexados na base de dados 17000 documentos, ligados à sua imagem digital. (brevemente disponível ) |
![]() |
Coleção de Cartazes (1974 – 2013) proveniente dos vários Serviços, Escolas, IIFA, Departamentos e Centros de Investigação da Universidade de Évora, referente a eventos que tiveram lugar nesta Universidade. |
![]() |
Coleção de Fotografias proveniente do Gabinete de Relações Públicas, referente a eventos que tiveram lugar na Universidade de Évora, tais como a posse de Reitores, Vice-Reitores, primeiros Doutoramentos Honoris Causa, comemorações, encontros, seminários, colóquios e visitas. |
![]() |
Acervo Fotográfico de Túlio Espanca - Na sequência da candidatura a um concurso para recuperação, tratamento e organização de acervos documentais, a Fundação Calouste Gulbenkian concedeu um subsídio ao Arquivo Histórico da Universidade de Évora para apoio à concretização do projeto “Tratamento e Organização do Acervo Fotográfico do Espólio Túlio Espanca”. O objetivo do projeto é o tratamento do referido espólio, preservando-o e tornando-o acessível à consulta da comunidade académica e à população em geral. |
Possui ainda uma coleção de publicações referentes à Universidade de Évora e de obras publicadas por esta instituição.