Arquivo Histórico
História
O Arquivo Histórico da Universidade de Évora tem tratado, preservado e divulgado os documentos produzidos pela Instituição, pretendendo, desta forma, tornar possível a reconstituição da sua história. Surgiu pela necessidade de se preservar a memória da Instituição e o seu início ficou assinalado no Despacho Reitoral 110/97 de 7 de Novembro, o qual nomeava uma Comissão para a sua criação. Esta Comissão tinha como objetivo propor a criação do Arquivo Histórico e assegurar o seu arranque e funcionamento, tendo a sua operacionalidade definida através do Despacho Reitoral 121/98 de 14 de Dezembro.
Foram prioridades na ação da Comissão:
- identificar a documentação produzida e recebida pela Universidade de Évora (U.E) de valor histórico que se encontrava armazenada e depositada em núcleos dispersos e potencialmente em risco;
- proceder ao diagnóstico do arquivo da U.E.;
- recolher testemunhos de personalidades de relevo no processo de refundação da U.E.;
- divulgar a memória deste processo inicial;
- inventariar, classificar e descrever a documentação à sua guarda que, entretanto, lhe foi confiada.
Inicialmente, o Arquivo Histórico da Universidade de Évora ficou na dependência do Gabinete da Reitoria. Em outubro de 2008, com a homologação dos Estatutos da Universidade de Évora através do Despacho Normativo nº 54/2008 artigo 78º, o Arquivo Histórico foi integrado na Biblioteca Geral.
Missão
O Arquivo Histórico da Universidade de Évora tem como missão recolher, tratar, organizar, preservar e divulgar os documentos permanentes ou de caráter histórico que constituem parte integrante do património documental da Universidade de Évora.