Espólio de Rui Namorado Rosa enriquece Biblioteca da UÉ

Rui Namorado Rosa, antigo professor e ex-vice-reitor da Universidade de Évora (UÉ) doou parte do seu espólio à Biblioteca Geral e ao Arquivo Histórico, alusivo à sua atividade na UÉ, entre outas instituições com as quais colaborou. No total são cerca de 200 livros e documentação do arquivo.

“A Universidade de Évora foi a instituição à qual dediquei maior parte da minha vida profissional” justifica assim Rui Namorado Rosa a entrega deste espólio à UÉ no campo da didática, investigação e serviço à comunidade, documentos que foi acumulando na sua biblioteca pessoal "e que julgo serem uma contribuição que ainda poderei dar a esta instituição”, realça o Professor Emérito do Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da academia alentejana.

Foram mais de 40 anos dedicados a esta Universidade, “por isso acumulei muitos documentos das várias etapas que percorri com muitos colegas” sublinha o professor a respeito deste espólio que reúne, ainda, documentos da sua atividade na Junta de Energia Nuclear, Laboratório Nacional de Engenharia e Tecnologia Industrial e no Instituto Superior Técnico.

Para além do agradecimento endereçado por parte do Coordenador da Biblioteca Geral da UÉ, António Cachopas, comprometendo-se ao tratamento técnico arquivístico e conservação do espólio, Maria Clara Grácio, representante do Conselho Geral da UÉ, considerou este momento é "verdadeiramente importante por ser perene”; os documentos reunidos vão, na opinião da professora do Departamento de Matemática da UÉ, “enriquecer a ciência e a história desta Universidade”.

Rui Namorado Rosa publicou, entre outros, o livro “Estudos sobre a Ciência em Portugal (Do século XVII até Agora) ”, uma antologia de textos sobre história da ciência e da técnica em Portugal, dos cientistas e dos divulgadores, das instituições e dos poderes, das descobertas e das limitações. Do Iluminismo aos primórdios da Revolução Industrial, da Revolução Científica, Técnica e Cultural ao tempo contemporâneo e os desafios que se colocam no século XXI.

Nascido em Lisboa em 1940, Rui Namorado Rosa é licenciado pela Universidade de Lisboa e doutor em Física pela Universidade de Oxford. Professor catedrático convidado da Universidade de Évora (1983-1986), professor catedrático de Física da UE (desde 1986), professor catedrático convidado do Instituto Superior Técnico (desde 1986), presidente do Departamento de Física da UE (1985-1991), membro do Senado da UÉ (1986-1989 e 1994- 1999), vogal do Conselho Administrativo da UÉ (1987-1989), presidente do Conselho Científico da Área Departamental de Ciências Exatas da UE (1989-1994 e 1995-1997), vice-reitor da UE (1994-1998), presidente eleito do Conselho Científico da UE (1997-1999).

Publicado em 18.06.2020
Fonte: GabCom | UÉ