Foto: Susana Rodrigues
Aristides de Sousa Mendes na Universidade de Évora

Decorreu no dia 25 de fevereiro, na Sala Túlio Espanca da Biblioteca Geral da Universidade de Évora, uma sessão dedicada a Aristides de Sousa Mendes (1885 – 1954), diplomata português responsável por ter salvo a vida de cerca de 30.000 pessoas das mãos do regime Nazi, enquanto cônsul português em Bordéus. Intitulada “Aristides de Sousa Mendes – um exemplo de integridade moral, coragem e cultura”, a sessão contou com a presença de António de Sousa Mendes, neto do diplomata, que falou do seu avô na primeira pessoa.

“Quantos aqui conhecem Aristides de Sousa Mendes?” À pergunta colocada ao auditório, poucos braços no ar responderam. Sobre isto mesmo falou António de Sousa Mendes, em relação à eficácia do regime de Salazar – alegadamente neutral na II Guerra Mundial - em reescrever a História. “O regime foi muito bom a apagar o gesto, como se apagavam pessoas de fotografias nos regimes totalitários da época”, acrescentando que “este capítulo humanitário foi tabu, apenas agora se começa a falar disto”.

Cônsul em Bordéus no estalar da II Grande Guerra, à revelia de Salazar, Aristides de Sousa Mendes passou vistos de entrada em Portugal a mais de 30.000 pessoas que procuravam refúgio do regime Nazi, contando-se entre elas cerca de 10.000 de religião judaica, no que é considerado como a maior ação de salvamento empreendida por uma pessoa individual. Devido a tal atitude, o Cônsul viria a cair em desgraça aos olhos do regime português do Estado Novo, tendo a sua vida sofrido um volte-face, acabando os seus dias vivendo praticamente de ajuda alheia. “Não participo em chacinas, por isso desobedeço a Salazar”, frase, segundo o seu neto, repetida várias vezes pelo próprio, justificando os seus atos em 1940.

António de Sousa Mendes acrescentou ainda a curiosidade da ligação de Aristides de Sousa Mendes a Évora, tendo aqui frequentado o Liceu aquando do destacamento do seu pai, enquanto juiz, na cidade.

A sessão decorreu no âmbito da disciplina de Oficina das Expressões, da Licenciatura em Educação Básica, contando com as presenças da Professora Lucília Valente, responsável da disciplina, da Professora Sara Marques Pereira, diretora da Biblioteca Geral, de António de Sousa Mendes, neto do cônsul e de membros da Fundação Aristides de Sousa Mendes.

Durante a sessão houve ainda oportunidade de visionar um documentário sobre o cônsul e de apresentar aos alunos da licenciatura em Educação Básica os projetos pedagógicos promovidos pela Fundação Aristides de Sousa Mendes.

Mais informações sobre a vida de Aristides de Sousa Mendes, no sítio da Fundação com o mesmo nome em www.fundacaoaristidesdesousamendes.com .

JS | UELINE

Publicado em 26.02.2014