Dia Mundial da Poesia 21 MAR

No dia 21 de março de 2025 assinalou-se o Dia Mundial da Poesia, na Biblioteca do Colégio Luís António Verney, através da oferta de poesias às cegas.

A poesia desperta-nos os sentidos e a compreensão da vida, através de sentimentos e emoções narradas por um pensamento que pode ser racional, mas na maior parte das vezes é emocional. A poesia pode ser descrita e escrita em forma de rima, através de um esquema de composição com sílabas contadas, que nos sugere uma certa musicalidade à estrutura.  Porém, a poesia vai muito além da musicalidade que o ritmo e a forma compõe por interposto das palavras rimadas, pois esta é fruto de uma alma que, de forma intensa e profunda, vê, sente, pensa e nos revela um mundo inteiro alla rovescia (do avesso).

Não me importo com as rimas.

Raras vezes

Há duas árvores iguais, uma ao lado da outra.

Penso e escrevo como as flores têm cor.

Alberto Caeiro. Heterônimo de Fernando Pessoa

Alguns poetas que partilhámos: David Mourão-Ferreira, Sophia de Mello Breyner Andresen, Cecília Meireles, Carlos Drummond de Andrade, Hélia Correia, Amália Rodrigues, Fernando Pessoa, Almeida Garret, Florbela Espanca, Eugénio de Andrade, Olavo Bilac, Maria Odete da Costa Semedo, António Manuel Couto Viana, Vinicius de Moraes, Walt Whitman, Vergílio Ferreira, entre outros.

Evento organizado pela Biblioteca Luís António Verney 

Cartaz do evento