Mário Soares. Campanhas a Sul

Por ocasião da dupla comemoração dos 50 anos da Revolução de 25 de Abril e do centenário do nascimento de um dos seus mais proeminentes políticos, o Centro de Investigação em História, Culturas e Sociedades da Universidade de Évora (CIDEHUS.UÉ) aceitou o repto da Fundação Mário Soares e preparou uma exposição que evidencia a cobertura dada pelos principais órgãos de imprensa regional à presença de Mário Soares na região.

Com a exposição «Mário Soares: Campanhas a Sul», o CIDEHUS consolida um novo ciclo de atividades científico-culturais. Designa-se «25 de Abril: 50 anos de liberdade» e constitui um referente que tem em vista agregar iniciativas. Destina-se sobretudo a fomentar a investigação sobre o passado recente português, em torno do que foi o Estado Novo e as mudanças introduzidas em 1974.

Subjacente à investigação desta mostra e do catálogo que subsistirá em formato digital, está uma investigação sobre um dos grandes protagonistas do que foi o 25 de Abril e a construção da democracia em Portugal: Mário Soares (1924-2017).

Tem como objetivo aprofundar o conhecimento sobre as vivências na região Sul, território marcado por muitas imagens feitas, que o CIDEHUS se tem esforçado por analisar de forma crítica. É um primeiro esforço, em formato de materiais itinerantes, para divulgar o que se sabe sobre estas campanhas, sobretudo a partir da imprensa periódica local.

A exposição foi inaugurada no dia 3 de outubro de 2024 na Biblioteca Geral da Universidade de Évora.

   

Cartaz do evento