Uma viagem no tempo, uma colecção eborense. Os códices iluminados no espólio da Biblioteca Pública de Évora

No âmbito do ciclo de conferências Quatro Viagens no Tempo. As Iluminuras da BPE: Estórias, Enigmas e Revelações irá ter lugar a conferência Uma viagem no tempo, uma colecção eborense. Os códices iluminados no espólio da Biblioteca Pública de Évora, por Antónia Fialho Conde. A Biblioteca Pública de Évora conserva uma importante colecção de códices iluminados, manuscritos e incunábulos, corporizando-se em obras de índole diversa, nomeadamente Livros de Horas, Bíblias, Missais. Este conjunto testemunha uma acentuada variedade sob o ponto de vista cronológico e uma ampla matriz em termos de origem/influência geográfica (França, Itália, Holanda), estimulando o interesse no que se refere à sua proveniência e à constituição da colecção. Efectivamente, estes códices fornecem-nos elementos não só dos scriptoria de origem, de distinta qualidade técnica e estética, o gosto dos encomendadores, como também, o que acentuaremos nesta Conferência, o perfil dos
coleccionadores, de que destacamos o visconde da Esperança, alguns arcebispos e bibliotecários de Évora, sobretudo Frei Manuel do Cenáculo Villas-Boas, que tornaram possível a sua presença neste espólio.
Dar a conhecer a riqueza desta colecção, que pode ser estudada sob diversos prismas, e apreciar o percurso destes códices, parece-nos essencial para entendermos a sua riqueza em termos históricos e patrimoniais.



Organização: CIDEHUS - BPE
Em 31.10.2013
18:00 | Biblioteca Pública de Évora
Fonte: CIDEHUS
Anexos