Foto: João Simas
BGUE acolhe exposição “A Assembleia da República – Breve História do Parlamento Português"

Inaugurou hoje, 3 de fevereiro, no corredor da Biblioteca Geral da Universidade de Évora, no Colégio do Espírito Santo, a exposição “A Assembleia da República – Breve História do Parlamento Português”.

Com dezenas de alunos de escolas básicas e secundárias do Concelho de Évora, a inauguração da exposição que coloca em perspetiva a história do Parlamento Português contou com a presença do Reitor da UE, Professor Carlos Braumann, a Vice-Reitora Hermínia Vilar e com os técnicos da Assembleia da República Francisco Lancastre Távora e Teresa Parra da Silva, conservadora do Museu da Assembleia da República, que guiou a visita.

Esta mostra, proveniente do Museu da Assembleia da República e em itinerância pelo país, é composta por um conjunto de painéis onde é dada a conhecer a história do edifício onde está instalado o Parlamento Português, o Palácio de São Bento, desde as suas origens (1598) até aos dias de hoje; como surgiu o edifício, como se tornou Palácio das Cortes, albergando a Câmara dos Pares e a Câmara dos Deputados, e as alterações físicas ocorridas com esta mudança.

Ao longo da exposição, para além do edifício, é possível apreciar a história da Assembleia da República, os seus órgãos constituintes, a competência política e legislativa, e a Constituição.

A exposição está patente ao público até dia 13 de fevereiro.

Publicado em 03.02.2014