Apresentação de livro: "Um judeu português em Istambul" de Pedro Cantinho Pereira

Apresentação do livro, UM JUDEU PORTUGUÊS EM ESTAMBULdo autor Pedro Cantinho Pereira, no dia 10 de ABR de 2024, pelas 16h00, na Sala das Bellas Artes dos SBID - Serviços de Biblioteca e Informação Documental da Universidade de Évora, no Colégio do Espírito Santo. O momento contará com a Apresentação do livro pelo Professor Fernando Martins do Departamento de História da Universidade de Évora.

"Este livro conta a história da vida romanceada de Jacques Joseph Abravanel, judeu sefardita português, nascido em Salónica em 1906 e falecido em Istambul em 1993, onde foi cônsulhonorário de Portugal, desde 1934 até à sua morte.

Através da história de Jacques Joseph Abravanel, presumível descendente do grande teólogo, financeiro e estadista D. Isaac Abravanel, emergiram várias questões, tais como: a história dos judeus sefarditas no seio do Império Otomano e a sua ligação a Portugal, a tentativa de extermínio do povo judeu na Europa, a importância da Turquia na fuga dos refugiados durante a Segunda Guerra Mundial, os remanescentes judeus no pós-guerra, o Processo Eichmann, a relação com Israel, a questão dos dilemas éticos, assim como o papel do homem face aos desafios da História e da existência."

Edições Colibri

Organização: SBID