À Espera do Sol e outros trabalhos

À Espera do Sol e outros trabalhos. DESENHOS E ESCULTURAS, de João Honório, no dia 03 de NOV, pelas 16h no Octógono-Centro do Mundo e no corredor da Sala das Bellas Artes dos SBID- Serviços de Biblioteca e Informação Documental, no Colégio do Espírito Santo da UNIVERSIDADE DE ÉVORA.

"Este meu trabalho foi realizado ao longo de um ano particularmente duro para todos, pontuado pelas notícias veiculadas pelos órgãos de informação, num bombardeamento sistemático e assustador, suscitado por uma Pandemia desconhecida que foi ceifando vidas indiscriminadamente, obrigando a um isolamento e a cuidados extremos. Portugal não foi exceção.

Assim, fiz o trabalho possível nestas circunstâncias difíceis sem outra intenção que não aquela de assinalar esse tempo, esperando que todos facilmente o entendam. 

São cores e linhas sobre papel, algumas palavras e notas escondidas, imagens avulsas de um tempo que queremos que venha rapidamente a terminar. Um mundo novo surgirá sem dúvida, e nada mais será igual. A esperança renascida triunfará e a alegria há de voltar a brilhar e a animar os nossos passos. De novo a vida há de vencer e o desenho encontrará outros horizontes.

É sabido que o Desenho, como meio de representação e expressão utilizado através dos tempos pelos artistas, terá desde sempre percorrido múltiplos caminhos, conquistando assim autonomia por direito próprio. É veículo privilegiado para aprender a ver, educando o olhar, ao penetrar e ao compreender a forma das coisas. Na captação de uma ideia ou ideias ou como suporte na estrutura das mais diversas manifestações artísticas. Ora ainda, como ato mental em que a mão corre livremente, com raiva ou leveza, ao sabor das emoções do momento.

É a mão sempre presente indissociável do desenho, nesse gesto único e irrepetível, que eternamente se renova. Este o sentido dos trabalhos que apresento, convidando-vos a participar nesta viagem ao mundo surpreendente do desenho e da escultura." JOÃO HONÓRIO| Artista Plástico

Organização: SBID
De 03.11.2023 a 03.02.2024
16:00 | Corredor da Biblioteca. CES