33.º Webinar BAD: Aplicações mobile para leitura e pesquisa

Webinar promovido no âmbito das atividades do Grupo de Trabalho da BAD de Bibliotecas do Ensino Superior

Orador: Julio Alonso Arévalo, Universidad de Salamanca - Facultad de Traducción y Documentación

"Una de las características más reconocibles del tiempo que vivimos es la movilidad, una tecnología que flexibiliza cualquier propuesta facilitando la desubicacion de los individuos, que conjuga perfectamente con otras propuestas que se estan llevando a cabo en el momento actual como ebooks, elearning, almetrics, big data, información en la nube, etc. En las que caracteristica fundamental reside tanto o más en el acceso a la información que en el contenido mismo. Todos informes ratifican esta propuesta, hace unos dias apareció el informe Pew mobile 2013, que estima que 9 de cada 10 americanos dispinen de un dispositivo movil inteligente, y que lo utilizan diariamente para conectarse a Internet y acceder a servicios diversos. Informes similares vemos en Europa. Las bibliotecas como centros de informacion tenemos que «movilizarnos» para adaptar nuestros servicios y propuestas a este entorno. Además de ser mediadores en la alfabetización hacia el mejor uso y rendimiento en las tareas de lectura, aptendizaje e investigación móvil."

+ informação>>
.................................................

Os webinars surgem no âmbito das atividades de reestruturação e dinamização dos recursos web, comunicação e imagem da BAD, e por forma a estabelecer novas formas de transferência de saberes dos profissionais de I-D, e em particular dos associados da BAD.
A estratégia desenvolvida pelo atual Conselho Diretivo Nacional (CDN) visa integrar mais recursos web nos processos de informação e comunicação da Associação com os seus associados e profissionais em geral, pelo que os webinars vêm preencher um espaço vazio na área do desenvolvimento técnico e científico dos associados e possibilitar uma nova forma de participação e realização das atividades dos grupos de trabalho da BAD.
Estes eventos online têm o objetivo geral de promover novos serviços aos associados e de desenvolvimento dos profissionais de informação e documentação, e funcionarão como um serviço coordenado no âmbito do CDN com dinamização dos grupos de trabalho, com particular responsabilidade do grupo de trabalho das TIC.
As sessões online têm o número máximo de 50 participantes em simultâneo.

Inscrição/procedimento:
1. Os participantes devem proceder à inscrição no formulário online.
2. O participante receberá um e-mail do secretariado da BAD a confirmar a inscrição e vaga no evento.
3. Na tarde do dia anterior ao webinar é enviado email com a confirmação da realização do evento e envio das credenciais de acesso (será igualmente enviada a ligação para testar as especificações técnicas do sistema de webinars em uso).
Nota: Todos os participantes terão direito a um certificado de participação.

 

Organização: Associação Portuguesa de Bibliotecários Arquivistas e Documentalistas (BAD)
Em 01.07.2014
21:30 - 22:30 - Webinar