Notícias » Mensagem da Directora
As Bibliotecas de Ensino Superior enquanto lugar de conhecimento enfrentam hoje novos desafios que não passam apenas por estar a par das últimas novidades da produção científica ou do enriquecimento do seu fundo bibliográfico, passam especialmente pela procura de novas formas de comunicação, maximizando, deste modo, o vínculo interactivo entre a biblioteca e a comunidade, desempenhando papel de relevo na socialização do conhecimento, na produção, acesso e partilha de informação e proporcionando aos utilizadores serviços adequados às áreas científicas que são objecto de formação e de investigação.
Com efeito, as bibliotecas universitárias são consideradas como um meio educativo indispensável para o desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e de investigação; um meio que tem como finalidade a formação de cidadãos, a informação e disponibilização de conhecimentos técnicos e científicos, como também estar inserida na comunidade, ser participativa e interagir.
Com os actuais paradigmas advindos das tecnologias de informação e comunicação, as bibliotecas universitárias tornaram-se um espaço de construção do conhecimento e de mediação, procurando oferecer melhores produtos e serviços. A Biblioteca Geral da Universidade de Évora (BGUE) tem feito um esforço para ir ao encontro das necessidades dos utilizadores, mantendo-os informados, através da actualização periódica de notícias e de novas aquisições.
Temos conseguido demonstrar que este é um espaço moderno, dinâmico e actualizado. Para tal, levámos a cabo a iniciativa ‘Conversas ao Fim da Tarde’, com palestras de figuras de reconhecido valor intelectual e científico da sociedade civil e académica, com especial relevo para os Professores Jubilados da Universidade de Évora. Tal iniciativa aberta a todos tem trazido ao notável espaço da Sala de Bellas Artes alunos e docentes que são o melhor veículo de difusão das actividades da BGUE. A par desta iniciativa lançámos livros e revistas abrindo um outro espaço de divulgação cultural, função, cremos também, de uma biblioteca universitária.
Ciente do seu papel de difusor da cultura e de precioso auxílio científico-pedagógico, a BGUE disponibiliza na sua página ligação à Biblioteca Aberta do Ensino Superior (BAES), constituída por um fundo bibliográfico composto por documentos com texto em Braille, documentos electrónicos e registos sonoros, ao Instituto Nacional de Estatística (INE), ao Centro de Documentação Europeia (CDE), ao Repositório Científico da Universidade de Évora. Somos também parceiros da Biblioteca do Conhecimento Online (b-on), a qual se constitui como uma importante fonte de recursos electrónicos.
A página Web da biblioteca é uma das mais-valias recentes; uma página dinâmica e informativa, com recursos excelentes para os utilizadores, cumprindo, assim, uma outra função nuclear: o apoio à pesquisa. Nela podemos encontrar muitos recursos, desde bibliotecas digitais e portais, obras de referência, dicionários e guias para os utilizadores.
Criámos também um serviço intitulado A Biblioteca responde que inclui um serviço de Referência / Helpdesk - o qual tem como objectivo principal orientar e apoiar os utilizadores na pesquisa de informação adequada às suas necessidades. É um serviço presencial ou em linha, podendo ainda ser colocadas questões gerais de informação ou de pesquisa bibliográfica via correio electrónico.
Também o Arquivo Histórico construiu a sua página própria, constituindo-se como uma ferramenta de trabalho para os investigadores e precioso auxílio para a história da História da Universidade de Évora.
A emergência de novos paradigmas da informação e as funções de uma biblioteca universitária levaram-nos, em Setembro de 2009, a colocar a BGUE nas redes sociais Facebook e Twitter; também as palestras podem ser visionadas em linha no YOUTUBE.
Ana Clara Birrento
Publicado em 13/01/2010