Testemunhos

Pela Comemoração do 25 aniversário da Restauração do Ensino Universitário em Évora e integrado no Ciclo de Encontros, decorreu no anfiteatro do Edifício do Colégio do Espírito Santo da Universidade de Évora o Segundo Encontro com o título: “A Restauração do Ensino Universitário em Évora. A história contada pelos protagonistas ”.

Testemunhos  na Comemoração dos 25 anos da Restauração do Ensino  Universitário em Évora – a história contada pelos protagonistas (27 de Maio 1999):

A restauração do ensino universitário público em Évora completou 25 anos de existência em 27 de Maio de 1999. Sendo um período relativamente pequeno na história da instituição, é contudo suficientemente amplo e distanciado para que se refresque a memória dos homens e se dê a conhecer aos mais novos, as vicissitudes por que passou esse renascer da esperança para uma região, ao tempo, mais afastada do bem estar social e cultural do que hoje.
Não é possível pensar que a decisão de instalar o então  chamado Instituto Universitário de Évora tenha decorrido sem incidentes e tensões nem desligado de antecedentes que se revelaram determinantes para a sua concretização. Temos hoje, felizmente, a oportunidade de escutar os protagonistas públicos de tal decisão. O seu testemunho é relevante para a história desta instituição. Que forças impeliram a restauração do ensino superior público em Évora? Que factores determinaram a decisão política? Como viu o poder da altura, os caminhos a seguir? Qual a influência do superior privado, que na altura já aqui se encontrava instalado? Que sonhos tiveram os responsáveis da época para esse segmento do sistema? Como vêem a evolução da instituição entretanto sofrida? Que expectativas e desapontamentos entretanto lhe surgem? Estas ou outras questões que poderão surgir, ajudarão a compreender esta instituição. É tempo de dar voz aos protagonistas…