História da Universidade

O Instituto Universitário de Évora, criado pelo Dec-Lei 402 de 11 de Agosto de 1973, assinala o ressurgimento da Universidade de Évora. Com este ato, previa-se a associação do Instituto Superior Económico e Social de Évora (ISESE), que fora criado por iniciativa particular e funcionava desde 1964.

A primeira Comissão Instaladora do Instituto Universitário de Évora tomou posse em 4 de Janeiro de 1974 e dela faziam parte, além do Reitor, o Professor Eng. Ário Lobo Azevedo, os seguintes nomes: Professor Eng. Manuel Gomes Guerreiro – Prof. Catedrático; Professor Doutor Raul Miguel Rosado Fernandes – Prof. Extraordinário; Professor Doutor Carlos Alberto Martins Portas – Prof. Extraordinário; Professor Padre António Silva – Diretor do ISESE;  Dr. Armando José Perdigão – Presidente da Comissão de Planeamento da Região Sul; Engenheiro Celestino David – Delegado do Ministério do Equipamento Social e Ambiente; Dr. António Marcos Pereira Martins - Administrador. Nos anos seguintes foram várias as alterações na constituição da Comissão Instaladora.

Ao longo dos primeiros seis meses de labor, a Comissão Instaladora tinha desenhado a estrutura e o perfil dos ensinos a serem ministrados na instituição.

Apesar de algumas dificuldades, o Instituto Universitário de Évora começou as atividades letivas no dia 10 de Novembro de 1975 com os cursos de Engenharia Zootécnica (Produção Animal)  e Engenharia Biofísica (Planeamento Biofísico).

Assim, em 1975, ensaiaram-se modelos de estruturação e administração participativa, tanto no domínio científico - pedagógico como no domínio administrativo. Desde o início se defendia que o elemento estruturante básico da orgânica da Universidade de Évora seria o Departamento.

Inicialmente, a Comissão Instaladora funcionou na Rua Miguel Bombarda, nº43, em Évora. Em 1975, o I.U.E. estava instalado na Avenida Barahona, nº1 (local onde funcionavam a Comissão Instaladora, os Serviços Académicos, os Serviços Administrativos e Serviços Técnicos) e na Rua dos Duques de Cadaval (aqui ficaram instalados a Reitoria, os Departamentos, a Biblioteca e os Serviços de Documentação).

Na Escola de Regentes Agrícolas, entretanto integrada no novo Instituto, ficaram instalados alguns Departamentos.

O período de instalação e trabalho da Comissão Instaladora durou muito para além dos três anos previstos inicialmente, na realidade foram nove anos nesta forma de gestão, de 1973 a 1982. Contudo, seis anos após a sua criação, o Instituto Universitário dava lugar à Universidade de Évora através do Dec-Lei nº 482/79 de 14 de Dezembro.

Pela Portaria Nº 1126/82 de 2 de Dezembro  foi concedida autonomia administrativa e financeira à Universidade de Évora.

Contudo, a plena institucionalização dos órgãos da Universidade de Évora só viria a ser alcançada com  o Despacho Nº 84/89  de 31 de Agosto que homologou os seus Estatutos.

A primeira alteração dos Estatutos decorreu em 2007, através do  Despacho Normativo Nº 6/2007 de 12 de Janeiro.

Em consequência da revisão dos Estatutos das instituições de ensino superior, a Universidade de Évora, vê os seus Estatutos homologados através do Despacho Normativo Nº 54/2008  e publicados em Diário da República a 20 de Outubro.

Fontes essenciais para o acompanhamento do que foram os primeiros anos do trabalho da Comissão Instaladora são as edições anualmente compiladas e publicadas da Informação Interna , a primeira datada de 1975, e o Anuário do Instituto Universitário de Évora , com a primeira edição no biénio de 1976-1977, que é descontinuado até 1988. Através da leitura desta documentação apercebemo-nos das alegrias e tristezas desses primeiros anos da instituição.